PERFIL DO CANDIDATO IDEAL

Aquele que não for capaz de libertar outros de todas as misérias concomitantes da existência material, não deverá tornar-se pai, mestre espiritual, rei ou líder na sociedade”.

Este, segundo a Cultura Védica, deveria ser o principal critério para a aceitação de um candidato à vaga de “Líder” na sociedade. Pois, o papel de um verdadeiro “Líder” social é garantir completa satisfação, proteção e emancipação de seus liderados. Para isso, tal candidato, precisa estar plenamente consciente das reais necessidades e adversidades da vida, bem como de seu objetivo. Em outras palavras, ele deve possuir conhecimento perfeito sobre a meta ultima da vida e, munido deste conhecimento, ser capaz de tomar medidas condizentes para sua realização.
Cientificamente este mundo é um produto da interação de duas energias, a saber: a energia material e a energia espiritual. A energia espiritual é composta pelas entidades vivas, ou almas, que dão vida à matéria morta, que é composta pelos elementos materiais sutis e grosseiros como terra, água, fogo, ar, éter, mente, inteligência e ego.
Toda entidade viva, ou alma, é originalmente livre, plena de conhecimento, eterna e feliz em sua posição constitucional como serva amorosa de Deus. Entretanto, ao condicionar-se em um corpo material, e identificar-se com ele, ela se confunde. Esquece-se de sua verdadeira identidade, e, seu comportamento fica limitado pelo corpo que adquiriu.
Entre todas as espécies de vida, a forma humana é muito rara e especial. Pois, é apenas nesta forma que a alma obtém a oportunidade de, através do exercício correto da liberdade de escolha reassumir sua condição natural de felicidade plena inerente à sua posição constitucional como serva amorosa de Deus.
Este mundo, embora seja perfeito e completo em si mesmo para suprir todas as necessidades de todas as entidades vivas está muito longe de ser um lugar agradável onde se possa viver feliz eternamente. Na verdade, a entidade viva corporificada materialmente está sempre com medo na presença da morte iminente que a acompanha, juntamente com os três tipos de misérias – a saber: as do corpo e da mente; sob a forma de cataclismos e as causadas por outras entidades vivas – em todas as fases da vida. Portanto, todo o problema da entidade viva reside na busca infrutífera por felicidade em um lugar que é repleto de adversidades, repetidamente, vida após vida.
Assim, baseado em conhecimento perfeito, o “Líder” ideal deve ser capaz de organizar a sociedade humana de maneira a estabelecer uma atmosfera pacífica e progressista, livre de inebriamentos. Preservando as riquezas naturais que são essenciais para garantir uma existência saudável e harmoniosa entre todas as espécies. E, principalmente, ser capaz de conduzir a todos de volta a seu status original como – Servos amorosos de Deus.
            Tais líderes, já existiram nas páginas da Cultura Védica da Índia antiga, e eram chamados “Reis Santos. Estes Reis, além de serem plenamente competentes e de caráter inviolável, eram completamente versados na Cultura Espiritual Védica e contavam com as precisas orientações da classe Brahminica de Sacerdotes Védicos, que são considerados como a cabeça de toda a sociedade, dos quais, os Vaishnavas são os mais elevados. E, que atualmente são encontrados na ISKCON – Sociedade Internacional Para a Consciência de Krishna, em qualquer parte do mundo.
            O modelo social implantado por estes Reis não era algo inventado ou uma tentativa de acerto no escuro. Eles seguiam um estrito programa cientifico/espiritual de governo que, por milhares de anos garantiu a paz, a satisfação e a emancipação de incontáveis entidades vivas.
Na verdade por não haver misérias em seus governos, até hoje em dia, a sociedade indiana sonha com esses Reis.
Atualmente, a Índia pode não ser um exemplo de uma sociedade plenamente satisfeita. Mas, isso se dá, pelo fato dos indianos terem deixado de lado sua elevada cultura para copiar o comportamento insano de alguns ocidentais que, desprovidos de conhecimento, agem apenas motivados por luxuria e cobiça. Tornando-se, eles mesmos, elementos perturbadores na sociedade. Porém, a Cultura Védica original tem sido preservada pelos grandes Mestres Espirituais Vaishnavas e por eles transmitida a quem desejar recebê-la.
O modelo social Védico se baseia em valores reais eternos, ou seja, que são verdades tanto no passado, quanto no presente ou no futuro.  Por isso é sempre atual e eficiente.  Aquele que quiser ser lembrado eternamente por suas boas ações, bem como receber os méritos, tanto na presente vida quanto na próxima, por ter estabelecido a paz no mundo e liberado muitas criaturas vivas do enredamento material, deve seguir os passos dos Reis Santos, ou seja, adquirir conhecimento verdadeiro através de fontes autorizadas tais como o Srimad Bhagavatam e o Bhagavad-Gita, que são literaturas transcendentais especialmente dedicadas a promover a máxima elevação de consciência a todas as classes de pessoas e recomendada, particularmente, à classe administrativa. Traduzidas e comentadas por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Um verdadeiro santo e filósofo Vaishnava da era moderna, pertencente à Brahma Madva Gaudia Vaishnava Sampradaia, uma corrente de sucessão discipular oriunda da própria Suprema Personalidade de Deus, Krishna. E, responsável por difundir esta cultura por toda a parte do Globo Terrestre. Seus livros estão sendo adotados pelas mais conceituadas universidades do mundo.

texto: Prithu Das

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BHAGAVAD GITA SIMPLIFICADO

MEDITANDO PELA PAZ

REFLEXÕES